Pular para o conteúdo principal

LOGOTIPO SIM, LOGOMARCA NUNCA!




"Toda MARCA possui um LOGOTIPO, mas NEM todo LOGOTIPO possui uma MARCA. Visto que há muito logotipos compostos somente por tipografia. Guarde isso!"


Atenção:

Logomarca é uma expressão errônea, uma palavra inexistente, abrasileirada, um neologismo. Esse termo em inglês não existe!


Logotipo é a assinatura institucional de uma empresa, representada por uma tipografia (somente letras) + um logo (imagem composta exclusivamente por elementos gráficos figurativos ou não-figurativos). Portando, Imagem + tipografica, temos o Logotipo = Logotype.

Agora marca, apenas marca, na comunicação, é um signo, um símbolo ou um ícone. Tipo a maçã da Apple que é a representação da empresa em um único símbolo, e também é marca comercial/registrada.


Uma marca comercial identifica o proprietário da marca de um produto ou serviço específico. Tipo a maçã da Apple, que identifica a empresa Apple Inc, multinacional que vende softwares e computadores.


Porém o termo marca é beeem abrangente. Marca também dizemos que é o trabalho ou conjunto de práticas e técnicas de construção e consolidação da mesma no mercado de trabalho, mais conhecido como BRANDING, que comunica a "promessa" do produto, seu diferencial frente aos concorrentes que o faz especial e único.


Coca Cola é uma marca, Nike é uma marca, Apple é uma marca, POIS HÁ UM TRABALHO DE GESTÃO DE IDENTIDADE VISUAL por trás, que é a soma de vários elementos e ações, como aplicação das CORES da empresa, os VALORES da empresa, o MERCADO ALVO da empresa, o RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO da empresa, e várias outras ações de marketing que fazem aumentar e expandir a MARCA no mercado.


Portando, LOGOTIPO é a representação tipográfica e imagética do nome de uma empresa. 


MARCA é o conjunto de práticas e técnicas de construção e consolidação da empresa no mercado.


Logomarca não existe.

(Fontes: Google, Wikipedia, Rockcontent.)

Ufa!!! Espero ter conseguido concatenar tudo e ajudado a explanar. 


Curta, comente e compartilhe!


Até a próxima!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Bom e Velho Blog, Agora Literário!

Houve um tempo em que esse espaço era apenas um eco de pensamentos, eco das minhas vontades, do meu querer compartilhar desenhos soltos, reflexões dispersas, tagarelices da mente apaixonada, pequenas janelas abertas para os turbilhões da minha mente. Mas o tempo passa, e com ele, a pessoa que vos escreve amadurece, aprende e expande a mente. A partir de agora, este blog se veste de literatura. Aqui, encontrará textos profundos, narrativas intensas, reflexões sobre escrita, textos de estudos e tudo o que habita meu imaginário constante de quem cria mundos com palavras. Sou estudante de literatura gótica e fascinada pelos estilos de escrita. A forma como podemos dizer a mesma coisa de maneiras tão diferentes me fascina — como se cada escolha estilística fosse uma porta para uma dimensão nova. E é isso que quero explorar aqui. Se antes era um monólogo errante, agora convido você para um diálogo infinito. Seja bem-vindo ao meu novo (e antigo) refúgio literário, meu bom e velho blog, agora,...

De volta ao bom e velho blog!

Eu estive viajando por muito tempo...  Uma viagem para dentro de mim mesma.  Descobrindo sentimentos que me cercam. Trabalhei em várias coisas, abri um Tumblr  para expôr minhas prosas, abri um estúdio de Design e Marketing com meu noivo - Vedomi Studio , abri um SoundCloud  para mostrar minhas músicas... Muitas coisas aconteceram. Agora estou de volta e eu quero trabalhar como nunca antes, para resgatar o tempo perdido... ou melhor, para aproveitar o tempo que tenho á frente! Breve, novidades. Maira Vanessa Macri - 2020.

GANÂNCIA | Reflexão sobre Poder, Ambição e o Sentido da Vida

GANÂNCIA Reflexão sobre Poder, Ambição e o Sentido da Vida | Ensaio Filosófico Lá, por volta de seus 4 mil anos a.C havia Faraós que viviam sua vida inteira construindo túmulos gigantescos para guardar toda sua riqueza para a morte... para viver bem do outro lado da vida. Tá... Do ponto de vista espiritual, talvez faça sentido. Uma vez que seremos ignorantes nesse assunto de vida pós morte - se existir. Mas será que foram eles responsáveis por ter impresso essa ambição de ganho na sociedade? Quem foi que disse que quanto mais eu tenho melhor eu sou? O que fez o homem pré-histórico cobiçar para que essa ganância brilhasse? Abundância de carnes? Depois colheitas fartas? E aí, quem tem mais, se torna senhor de todos? E hoje, trocamos pirâmides por arranha-céus, mas a sede de acumular permanece a mesma. Assisti a vários documentários sobre a história antiga e cada vez mais acho que não evoluímos nada. Apenas desenvolvemos ferramentas tecnológicas "avançadas" para melhor co...