"Toda MARCA possui um LOGOTIPO, mas NEM todo LOGOTIPO possui uma MARCA. Visto que há muito logotipos compostos somente por tipografia. Guarde isso!"
Logomarca é uma expressão errônea, uma palavra inexistente, abrasileirada, um neologismo. Esse termo em inglês não existe!
Logotipo é a assinatura institucional de uma empresa, representada por uma tipografia (somente letras) + um logo (imagem composta exclusivamente por elementos gráficos figurativos ou não-figurativos). Portando, Imagem + tipografica, temos o Logotipo = Logotype.
Agora marca, apenas marca, na comunicação, é um signo, um símbolo ou um ícone. Tipo a maçã da Apple que é a representação da empresa em um único símbolo, e também é marca comercial/registrada.
Uma marca comercial identifica o proprietário da marca de um produto ou serviço específico. Tipo a maçã da Apple, que identifica a empresa Apple Inc, multinacional que vende softwares e computadores.
Porém o termo marca é beeem abrangente. Marca também dizemos que é o trabalho ou conjunto de práticas e técnicas de construção e consolidação da mesma no mercado de trabalho, mais conhecido como BRANDING, que comunica a "promessa" do produto, seu diferencial frente aos concorrentes que o faz especial e único.
Coca Cola é uma marca, Nike é uma marca, Apple é uma marca, POIS HÁ UM TRABALHO DE GESTÃO DE IDENTIDADE VISUAL por trás, que é a soma de vários elementos e ações, como aplicação das CORES da empresa, os VALORES da empresa, o MERCADO ALVO da empresa, o RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO da empresa, e várias outras ações de marketing que fazem aumentar e expandir a MARCA no mercado.
Portando, LOGOTIPO é a representação tipográfica e imagética do nome de uma empresa.
MARCA é o conjunto de práticas e técnicas de construção e consolidação da empresa no mercado.
Logomarca não existe.
(Fontes: Google, Wikipedia, Rockcontent.)
Ufa!!! Espero ter conseguido concatenar tudo e ajudado a explanar.
Curta, comente e compartilhe!
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário
Fico muito feliz com sua visita.
Beijos com carinho, Ma.