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O DESIGN GRÁFICO É IMPORTANTE? | Manifesto Crítico

O DESIGN GRÁFICO É IMPORTANTE?

O DESIGN ESTÁ EM TUDO, MAS VOCÊ NÃO VÊ!

Eis aqui um bocado de palavras que borbulham na minha mente e no meu coração toda vez que um ser humano mortal desvaloriza o meu trabalho como Designer.

Sim, eu coloquei "ser humano mortal"... então são todos. Tá... vai, alguns são do grupo de apoio, mas a maioria não entende.

Vamos lá!

O design gráfico não é apenas um detalhe estético. É linguagem. É comunicação. É a diferença entre um produto ser ignorado ou desejado, entre uma marca ser esquecida ou icônica.

O design é um elemento invisível para quem subestima a existência dele, mas fundamental para quem entende.

Vivemos num mundo saturado de imagens, embalagens, interfaces, espaços projetados para guiar nossas escolhas sem que a gente perceba. E ainda, vivemos num mundo onde pessoas não qualificadas, sem estudo, ditam o que fazer e como, seguindo o hype nas redes sociais.

Acredite.

Design não é por acaso. Não são figuras geométricas combinadas com textos, tipografia bonitinha e foto em 8k ultra HD. O design dita as regras da percepção. É um jogo sério e você nem percebe que está dentro dele.

Abra a sua geladeira. Observe os produtos que você compra.
O que te fez pegar um leite ao invés do outro? O formato da embalagem? A tipografia amigável? O jeito que o logo conversa com você sem perceber?
Agora abra um aplicativo. O que te faz clicar em um botão? O que faz compreender o todo e consumir o conteúdo do aplicativo?

O design conduz o seu olhar, a navegação pela página, direciona, te faz sentir algo, te provoca pra sentir o desejo sem você notar. 

Meu professor de faculdade dizia sempre:

Quem dominar a arte das cores e composição dos elementos, terá uma poderosa ferramenta em mãos capaz que manipular qualquer um.

André Salles (Composição e Projeto Gráfico)

Nunca me esqueci. Entendi: a magia do design tem regras e ferramentas.

Temos que quebrar os paradigmas para, então, olhar com olhares não doutrinados. Ver o que ninguém vê, perceber o que passou por invisível, para trazer um novo olhar sobre o design.

Therence Santiago (Teoria da Comunicação)

Tive professores incríveis. Me senti especial em estar ali, aprendendo tudo aquilo. E me formei com essa bagagem cheia de valiosos ensinamentos sobre o design.

O design molda o mundo

O design molda a nossa relação com o mundo. Ele define se uma experiência será intuitiva ou frustrante, se um produto será lembrado ou ignorado. Tudo é meticulosamente pensado para que sua atenção seja capturada, para que você se conecte, compre, use, ame, odeie.

E o mais irônico? As pessoas consomem design o tempo inteiro e sequer reconhecem sua existência. Nem sabem que há estudo, história, psicologia das cores, percepção visual, semiótica, Gestalt.

Como se design fosse mimo e não a estrutura invisível que sustenta o mundo visual em que vivemos.

Você sabia? Até os ambientes internos das empresas têm estudo de design. Chama-se Sinalização Institucional ou Sistema de Wayfinding.

Agora pense no caos.

Um mundo sem design, sem hierarquia visual, sem identidade. Seria um pesadelo de informação desorganizada, um ruído constante onde ninguém se entende, onde tudo é genérico, morto, sem alma. Poluído.

Você viveria nele?

Durante a faculdade, escrevi um manifesto.

Imagine ir ao supermercado onde todos os rótulos são fundo branco com letras pretas. Todos, todos os produtos!
Imagine se todos os carros fossem iguais, de carcaça quadra, todos de aço fosco, com rodas sem calotas.
Imagine ir a uma loja de roupas e encontrar nas araras vários vestidos iguais, tipo saco, de tons cru, e as sandálias de tiras simples.
Imagine os lençóis de cama todos em tons cru, e as cortinas também, e os tapetes também, e as toalhas também... A sua casa inteira sem cor e sem design de produtos. Empresas monótonas. E a cidade inteira sem cor e sem layout de outdoor e sem fachadas nos estabelecimentos, e o país sem bandeira? Vida sem graça.
Imaginou?
Esse é a importância de um artista visual.
Agora, aplica tudo isso acima à era digital...
Sim. Nós damos vida às coisas.

Se você não tem coragem de pagar por esse tipo de valor,
você não merece vida à sua vida.

com carinho,
Mah.

Fontes: vrs.org, Revista Belas Artes, Psicologia das Cores, Alura

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