Pular para o conteúdo principal

O DESIGN GRÁFICO É IMPORTANTE? | Manifesto Crítico

O DESIGN GRÁFICO É IMPORTANTE?

O DESIGN ESTÁ EM TUDO, MAS VOCÊ NÃO VÊ!

Eis aqui um bocado de palavras que borbulham na minha mente e no meu coração toda vez que um ser humano mortal desvaloriza o meu trabalho como Designer.

Sim, eu coloquei "ser humano mortal"... então são todos. Tá... vai, alguns são do grupo de apoio, mas a maioria não entende.

Vamos lá!

O design gráfico não é apenas um detalhe estético. É linguagem. É comunicação. É a diferença entre um produto ser ignorado ou desejado, entre uma marca ser esquecida ou icônica.

O design é um elemento invisível para quem subestima a existência dele, mas fundamental para quem entende.

Vivemos num mundo saturado de imagens, embalagens, interfaces, espaços projetados para guiar nossas escolhas sem que a gente perceba. E ainda, vivemos num mundo onde pessoas não qualificadas, sem estudo, ditam o que fazer e como, seguindo o hype nas redes sociais.

Acredite.

Design não é por acaso. Não são figuras geométricas combinadas com textos, tipografia bonitinha e foto em 8k ultra HD. O design dita as regras da percepção. É um jogo sério e você nem percebe que está dentro dele.

Abra a sua geladeira. Observe os produtos que você compra.
O que te fez pegar um leite ao invés do outro? O formato da embalagem? A tipografia amigável? O jeito que o logo conversa com você sem perceber?
Agora abra um aplicativo. O que te faz clicar em um botão? O que faz compreender o todo e consumir o conteúdo do aplicativo?

O design conduz o seu olhar, a navegação pela página, direciona, te faz sentir algo, te provoca pra sentir o desejo sem você notar. 

Meu professor de faculdade dizia sempre:

Quem dominar a arte das cores e composição dos elementos, terá uma poderosa ferramenta em mãos capaz que manipular qualquer um.

André Salles (Composição e Projeto Gráfico)

Nunca me esqueci. Entendi: a magia do design tem regras e ferramentas.

Temos que quebrar os paradigmas para, então, olhar com olhares não doutrinados. Ver o que ninguém vê, perceber o que passou por invisível, para trazer um novo olhar sobre o design.

Therence Santiago (Teoria da Comunicação)

Tive professores incríveis. Me senti especial em estar ali, aprendendo tudo aquilo. E me formei com essa bagagem cheia de valiosos ensinamentos sobre o design.

O design molda o mundo

O design molda a nossa relação com o mundo. Ele define se uma experiência será intuitiva ou frustrante, se um produto será lembrado ou ignorado. Tudo é meticulosamente pensado para que sua atenção seja capturada, para que você se conecte, compre, use, ame, odeie.

E o mais irônico? As pessoas consomem design o tempo inteiro e sequer reconhecem sua existência. Nem sabem que há estudo, história, psicologia das cores, percepção visual, semiótica, Gestalt.

Como se design fosse mimo e não a estrutura invisível que sustenta o mundo visual em que vivemos.

Você sabia? Até os ambientes internos das empresas têm estudo de design. Chama-se Sinalização Institucional ou Sistema de Wayfinding.

Agora pense no caos.

Um mundo sem design, sem hierarquia visual, sem identidade. Seria um pesadelo de informação desorganizada, um ruído constante onde ninguém se entende, onde tudo é genérico, morto, sem alma. Poluído.

Você viveria nele?

Durante a faculdade, escrevi um manifesto.

Imagine ir ao supermercado onde todos os rótulos são fundo branco com letras pretas. Todos, todos os produtos!
Imagine se todos os carros fossem iguais, de carcaça quadra, todos de aço fosco, com rodas sem calotas.
Imagine ir a uma loja de roupas e encontrar nas araras vários vestidos iguais, tipo saco, de tons cru, e as sandálias de tiras simples.
Imagine os lençóis de cama todos em tons cru, e as cortinas também, e os tapetes também, e as toalhas também... A sua casa inteira sem cor e sem design de produtos. Empresas monótonas. E a cidade inteira sem cor e sem layout de outdoor e sem fachadas nos estabelecimentos, e o país sem bandeira? Vida sem graça.
Imaginou?
Esse é a importância de um artista visual.
Agora, aplica tudo isso acima à era digital...
Sim. Nós damos vida às coisas.

Se você não tem coragem de pagar por esse tipo de valor,
você não merece vida à sua vida.

com carinho,
Mah.

Fontes: vrs.org, Revista Belas Artes, Psicologia das Cores, Alura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lose Control | Evanescence

No meio da música Lose Control do Evanescence tem um trecho de uma cantiga para crianças dos EUA, originalmente cantada: Maria tinha um carneirinho, Sua lã era branca como a neve; E a todo lugar onde Maria ia, O carneirinho a seguia breve. Mas, Amy Lee transformou em paródia, ficando assim: Maria tinha um carneirinho, Seus olhos eram negros como carvões Se nós brincarmos bem quietos, meu carneirinho Maria nunca saberá. Algo subjetivo como "perder o controle com os meus erros, se eu não abrir a boca, ninguém saberá " porém voltado para amores proibidos, errados, enganosos. Eu fiquei pensando o dia todo na Mary, descontroladamente afável, prendendo o carneirinho em seus braços, simbolizando as paixões erradas, aquelas avassaladoras, cheias de tesão e ilusão. Abaixo um fanvideo da música Lose Control [ela não tem vídeo clipe original] para quem quiser conhecer, ou matar saudade. Bjos =* Ma.

Sexta Feira 13 de Lua cheia

O quê? Em dois meses seguidos Duas sextas feiras 13? Uuuuuhuuuww!! AMOoOooo muituuu... =D Sexta feira é dia de Vênus, Deusa do Amor dos romanos, equivalente a Afrodite dos gregos e coincidentemente a Friga dos Anglos-Saxões, por isso a sexta feira deles é friday. Para os romanos era dies viernis. E por que só no português é sexto dia? Já imaginaram que lindo seria dia de vênus, assim como seria dia do sol para domingo, dia da lua para segunda, dia de marte para terça, dia de mercúrio para quarta, dia de júpiter para quinta... E em espanhol e francês é assim. Mais curiosidades sobre a origem da semana aqui no link. Bem, mas esta sexta feira é especial porque é 13 e o 13 representa recomeço, símbolo do determinado e particular,associado a finalização benéfica. Benéfica, heim! Veja mais sobre lendas e superstições de sextas feiras e o número 13 aqui no link . E ainda mais lua cheia... Aaah, meus devaneios... >< A lua cheia aumenta a percepção extra-sensorial e é o mom...

Era Uma Vez, Em Doze Anos De Amizade!

FELIZ ANO NOVO! Rs... Andei sumida, trabalho, trabalho, trabalho... Hoje quero dividir com vocês um momento super ESPECIAL. Tenho uma AMIGA de DOZE ANOS que há pouco tempo nos conhecemos PESSOALMENTE. Tudo começou em 1996, escrevendo CARTAS para um FAN-CLUB do SILVERCHAIR. Ela de Curitiba-PR e eu de São José do Rio Preto-SP. Cartas e cartas... cerca de quatro por mês. Aos poucos o SILVERCHAIR foi FICANDO DE LADO, dando espaço para uma linda AMIZADE. Em 2004 paramos de nos corresponder por causa da internet. Nem preciso dizer que o Orkut foi o culpado, hehehe. Sempre nos falavamos por telefone, trocavamos fotos e tal. NUNCA dava certo de nos encontrar. Ora era a grana curta, ora tempo e horarios. Mas... finalmente O GRANDE DIA. Primeira quinzena de janeiro. Foi super rápido, mas muito intenso. Nem acreditávamos. Até então, eramos AMIGAS IMAGINÁRIAS, de sonho, de longas conversas de mentirinha sozinha no quarto, um MONÓLOGO. Foi emocionante ver que realmente eramos de CARNE E OSSO e que ...

Parabéns, São Paulo!

Me confessem uma coisa: Quem já provou do dia-a-dia desta megalópole de LUXO e MISÉRIA ou a amam, ou a odeiam. Se torna vício, faz MAL e faz BEM ao mesmo tempo, alimenta a alma mas destrói, deixa vazio. A primeira impressão REPUGNA, ainda mais quem desembarca no aeroporto durante o dia... Favelas, desorganização, caos... Mas quando a NOITE CAI, rs... Parece que se prova do mais DOCE FEITIÇO da FECHA de CUPIDO, tudo se transforma... As luzes, o cheiro úmido da noite, barzinhos, restaurantes, pizzarias e baladas... As ruas com seu movimento que nunca para... PAIXÃO na certa! É uma pena que muitos paulistanos NÃO dão o devido VALOR. Eu trabalho com souvenirs da cidade e todos os dias ouço clientes se queixando da tamanha SAUDADE que sentem, quando moravam aqui não se importavam e só vieram perceber a cidade MARAVILHOSA depois de foram embora. Um dia uma cliente me disse : Esse cheiro da cidade, poluição, poeira misturada com concreto úmido... É demais... Sinto muita saudade! Quem é paulis...

Bruxaria Básica | A Poção da Autodescoberta

Bruxaria Básica:  A Poção da Autodescoberta Publicado em abril de 2008. Criado em 1997. Houve um tempo em que eu me sentia invisível.  Eu tinha 17 anos, trabalhava como secretária numa agência de modelos e me via como um ser deslocado num mundo de brilho e aparências. Usava óculos grandes, roupas desleixadas e não me arrumava. Ninguém esperava que eu brilhasse. Eu era só “a menina do telefone”. Um fantasma atrás da recepção. Igualzinho aquelas histórias de "Bete a Feia" ou a Aninha de "Chocolate com Pimenta". Num dia qualquer, que parecia mais como os fatídicos que me rondavam, fui chamada para ficar até mais tarde. Haveria um evento, e o dono da agência ia receber algumas modelos vindas de outro lugar. Fiquei sozinha na recepção, à meia-luz. O mundo desacelerou. E então, ela chegou. Daniela. Alta, bonita, segura. Tinha 23 anos e o olhar de quem enxerga fundo. Sentou-se comigo. Começamos a conversar. Ela percebeu minha timidez, meu silêncio, minha tentativa d...

Viva La Vida

Chega, então de chororô... A vida contina! Quem mandou me tirar Um instrumento de trabalho, Só por isso eu quero três vezes mais! =D Hoje, meu chefe chegou aqui e disse: "Pensei que fosse encontrar uma Maira tristinha, murchinha... Mas vejo sorrisos...!!" Pois é, Sr. Marcos, tristeza não combina comigo. Chorei? Choreeeeiiii, muuitoo... Até fui dormir com minha mãe (O.O Ãh!?) (não precisava contar essa parte, kkk...) Mas como eu sou de água, sou muito intensa. Me jogo, se precisar despenco, mas só por um dia, Assim como a água evapora... Ela, docemente, vai subindo, Subiindouu... E qdo está de bom tamanho ela cai e chove tudo... ChoOoOooviiii.... chuá...E chega. Pronto. Acabou. O céu se abre e o SOL Liiiinduuu brilha!!! VIVA LA VIDA Para mostrar que Quem manda nas minhas emoções sou eu, E, definitivamente, Tristeza não combina com o meu sorriso =D (risca, risca, xô tristeza...) Adoro esse código de riscar as letrinhas Como se fosse no meu caderno, hehe...